Tiffany Natalia's profile

Séries e Críticas Sociais

Séries e críticas sociais

ALGUMAS SÉRIES COM TEMAS SUPER ATUAIS E INTERESSANTES PARA VOCÊ ASSISTIR E REFLETIR
Por Tiffany Natalia.


1ª BIG LITTLE LIES

HBO / LANÇADA EM 2017 / 2 temporadas
Inspirada no livro de Liane Moriarty, com um elenco de principais e secundários talentosos e muito conhecido, Big little lies possui discussões importantes e um suspense maduro.
A trama gira envolta da vida de três mulheres: Madeline (Reese Witherspoon), Celeste (Nicole Kidman) e Jane (Shailene Woodley), vivendo conflitos por conta de relacionamentos, da criação dos filhos e das fofocas e comentários da pequena cidade de Monterrey, na Califórnia. Logo a princípio já sabemos que houve um assassinato e todas as “pessoas de bem” do local, são potenciais suspeitas. No decorrer vai sendo apresentado (de forma não linear) os investigadores questionando as suspeitas envolvidas, usando cortes e de forma intercalada a vida dos personagens, com o principal ato da série. Isso causa expectativa no público, levando a alta curiosidade de saber como e quem são os reais culpados.
A séria apresenta temas como: violência doméstica, abuso sexual e traumas.
Com uma maravilhosa direção, fotografia, até a paleta de cores que interfere em nossas sensações, atrai a todos por ser dinâmica, misteriosa e madura.

E ai, esperando o que para ir assistir?

2ª THIS IS US

NBC / LANÇADA EM 2016 / POSSUI 4 TEMPORADAS
“This is Us”, é um drama que narra a vida de uma série de personagens, intercalando passado, presente e futuro. Possui alguns personagens principais: o casal Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore), Kate (Chrissy Metz), Randall (Sterling K. Brown) e Kevin (Justin Hartley). Em torno de cada história também existem os personagens secundários. Ao longo do seriado, a trama explora a vida de cada personagem, revelando segredos, dificuldades e superações. Embora seja um drama que nos tire muitas lágrimas e um nível alto de sentimentos fortes, a série e também possui um teor cômico. Portanto, em alguns momentos e personagens, você também irá rir.
Temas atuais da sociedade são muito abordados no seriado. Pontos como o alcoolismo, racismo, adoção, obesidade e abuso de outras drogas compõem alguns tópicos principais na trama. Por exemplo, o espectador acompanha a vida de Kate, uma mulher obesa de 36 anos que sofre com dietas para emagrecer e participa de um grupo de apoio. A história traz os problemas pelos quais a personagem passa, mas também revela as superações de Kate, as pessoas que a apoiam e as decisões importantes que Kate precisa tomar ao longo de sua vida. Outro personagem com um eixo interessante, é o Randall, por exemplo. Muito bem-sucedido na vida, Randall foi abandonado quando bebê e adotado por um casal. Sua história nos mostra as dificuldades que ele precisou superar pelo fato de ser negro e adotado. Também mostra a curiosidade durante a infância e vida adulta em descobrir seus pais biológicos. Quando ele finalmente encontra seu pai biológico, novos segredos são revelados e outros obstáculos aparecem em sua vida.
Eles são apenas dois dos outros personagens, que fazem dessa série um grande sucesso, relevante pela sociedade e queridinha do público.

Acho que vale a pena assistir, né?


3ª EUPHORIA

HBO / LANÇADA EM 2019 / 1 TEMPORADA
Sob direção de Sam Levinson, que retrata de forma profunda, clara, intensa e até angustiante, a trama tem como foco a personagem Rue (Zendaya), uma adolescente viciada em drogas que, após uma overdose e passar um bom tempo internada, está de volta à escola e precisa se adaptar a uma vida “limpa”. A trama é entrelaçada com as histórias de vários jovens que estudam no mesmo colégio.
Euphoria vai abordar assuntos como: descobertas, sexo, drogas, rejeição, bullying, conflitos familiares, sexualidade, gravidez e aborto. Conferimos a história de uma forma tanto quanto sombria. Com baixa iluminação, cenas escuras e muito contraste, usando uma criativa fotografia para apresenta a escuridão que cada personagem carrega dentro de si, muitas vezes apresentando situações fortes e desconfortáveis. A série acaba se tornando o oposto das tramas adolescentes dos anos 1990 e 2000, que contam com muitas cores e tons cômicos.
Trouxe muitas críticas por conter cenas “pesadas demais”, segundo o público. Mas o por que disso? A série traz uma profunda reflexão sobre essa geração se sentir tão perdida e o que leva alguém querer tanto fugir dessa realidade, colocando em risco sua saúde mental e física.

A curiosidade já está aflorando por aí né? Corre pra assistir!


4ª LITTLE FIRES EVERYWHERE

AMAZON PRIME / LANÇADA EM 2020 / 1 TEMPORADA
Lançada em meio a pandemia, tocou em feridas e também foi super ‘maratonável’.
Little Fires Everywhere, estrelada por Kerry Washington e Reese Witherspoon aborda temas sobre: raça, classes e privilégios. Tratando os assuntos através de tensões familiares, a série se passa em Ohio, 1997. Foca na relação turbulenta entre Elena Richardson (Witherspoon), mãe de quatro filhos e jornalista de meio-período e Mia Warren (Washington), uma mãe e artista recém chegada à cidadezinha. Mia e sua filha Pearl são nômades e inicialmente, isso é justificado pela carreira de Mia como artista; mas como um bom drama, o motivo principal dessa vida é revelado por interferências ao decorrer da história. A produção aborda não só a questão racial, como faz críticas ao mito da família perfeita que é constantemente o foco de Elena.
A série ficou reconhecida por manter um equilíbrio entre o novelesco e seriado. É um enredo que nos traz inquietações, curiosidades e reflexões.

Assiste e me diz o que achou!
Ps: a lista foi feita em ordem aleatória e não por relevancias de assuntos abrangidas por cada uma.
Séries e Críticas Sociais
Published:

Séries e Críticas Sociais

Published: